Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você é o visitante número: 106310
Início do conteúdo da página

A nossa missão é formar!.

Nossos cursos

Publicações

Dia da Família Militar.
17/09/2016

No dia 17 de setembro, o Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil realizou um almoço de confraternização em homenagem ao Dia da Família Militar. Tal dia homenageia a Dona Rosa Maria da Fonseca que teve dez filhos, sendo oito homens e duas mulheres. Dentre seus oito filhos varões, sete incorporaram-se às fileiras do Exército. Durante a Guerra da Tríplice Aliança, seis deles seguiram para as frentes de batalha, sendo que, destes, três morreram em combate. Dos que regressaram com vida e cobertos com os louros da vitória, notabilizaram-se o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, proclamador da República e primeiro Presidente do Brasil, e o General-de-Brigada Médico João Severiano da Fonseca, Patrono do Serviço de Saúde do Exército. Também destacou-se seu neto, o Marechal Hermes Ernesto da Fonseca, oitavo Presidente da República. Dona Rosa da Fonseca foi instituída Patrona da Família Militar por meio da Portaria do Comandante do Exército nº 650, de 10 de junho de 2016.

Fotos: Sd Ramalho

Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro.
07/09/2016

Rio de Janeiro (RJ) - No dia 7 de setembro, o Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil juntamente com a Brigada de Infantaria Pára-quedista, participaram do Desfile Cívico-Militar em homenagem à Nação Brasileira no dia de sua Independência.

Fotos: Sd Ramalho

Brevetação do 16/1 - Curso de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (DOMPSA).
05/09/2016

No dia 05 de setembro, o Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil realizou a cerimônia de Brevetação do 16/1 - Curso de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (DOMPSA). O evento militar foi presidido pelo Exmo Sr Gen Div William Georges Felipe Abrahão - Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, sendo prestigiado pelo Sr TC Ricardo Sérgio de Souza - Cmt Btl DOMPSA e por comandantes de Organizações Militares do Exército Brasileiro e uma representação da Força Aérea Brasileira. A solenidade teve como homenageado o Sr Cel Nelício Mário dos Santos ex-Comandante da Cia DOMPSA, Instrutor Chefe e inventor do gorro amarelo.

Fotos: Sd Ramalho

Formatura do Dia do Soldado.
25/08/2016

No dia 25 de agosto, o Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil realizou a formatura alusiva ao Dia do Soldado. Na oportunidade, foram entregues medalhas, foi lida a Ordem do Dia do Comandante do Exército, foi realizado o compromisso à Bandeira Nacional pelos soldados do efetivo variável do ano de 2016 e foram entoadas a canção do Exército e o Hino a Caxias.

Fotos: Sd Ramalho

Fim do conteúdo da página